A aerodinâmica dos carros elétricos

O desenvolvimento de novas tecnologias automotivas tem mudado o design dos carros de várias formas. Motores elétricos e suas baterias mais potentes, principalmente, alteraram completamente a estrutura dos veículos e, é claro, o desenho deles também.

Fotos: BMW e Volkswagen

Já reparou como as entradas de ar dos carros conceito elétricos sumiram? Não tem mais aquelas entradas de ar gigantes dos Lamborghini de hoje. O XL1, que já roda por aí, tem uma aerodinâmica elogiada por muitos e quase nada de abertura na frente. Mas você sabe por quê?

Fotos: Lamborghini

Pra ficar mais claro, precisamos entender um pouco da estrutura dos veículos: o Aventador, por exemplo, tem enormes entradas frontais e laterais. As frontais são basicamente para permitir o fluxo de ar nos discos de freio, que ficam muito quentes durante a frenagem. Como o motor é traseiro, os dutos direcionam o ar para as rodas dianteiras.

As laterais também servem pra resfriar os freios traseiros mas servem também para levar ar ao motor, que fica na traseira do veículo. Os motores de combustão interna não sobrevivem só de gasolina, precisam de ar para que ocorra a explosão dentro do cilindro e é essa entrada que leva o ar até lá. As enormes saídas na traseira são o escape que o ar possui e ajudam a manter o motor "respirando".

Fotos: Audi e Volkswagen

Imagine agora um carro com motor elétrico: ele não precisa de ar como combustível. Talvez um pouco de ar para a temperatura não subir demais, mas pra quê esse carro ia ter entradas de ar grandes?? Duas entradinhas para os discos de freio resolvem o problema, né?

Fotos: BMW e Tesla

Tanto os BMW i e os Tesla possuem pequenas entradas de ar frontais: basicamente, para resfriar discos de freio e manter uma temperatura "saudável" das baterias e motor(es) elétrico(s).

Fotos: Audi e Tesla

Como exemplo, peguei dois carros que já rodam por aí hoje e não são extremos (carros de corrida, conceitos e etc): Audi S4 e o Tesla S. Categorias semelhantes, sedan 4 portas, com potência pra uma brincadeira a mais. O que notamos é exatamente o que falamos antes: o Audi possui grandes entradas de ar (por que possui motor de combustão interna, que precisa de bastante ar como combustível) e o Tesla tem quase nada (por que possui motor elétrico).


Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!