BMW 2002 Hommage: Um tributo ao turbo

Em 1973, a BMW lançou o BMW 2002 Turbo, o primeiro carro de produção com turbo da Europa e marcou de vez sua forte relação com o mundo das corridas. Para comemorar os 50 anos de lançamento da série 2, a BMW iniciou uma série de Hommages (homenagens) com carros conceito especiais.

O BMW 2002 Hommage vem em duas versões que remetem aos clássicos de corrida da marca alemã: a primeira versão foi apresentada no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, com pintura azul claro; a segunda versão foi apresentada no Pebble Beach Concours d'Elegance, com a clássica pintura laranja e preto "Turbomeister".

O conceito possui proporções bem compactas e interessantes, com entre-eixos longo e overhang bem curto (a proporção do azul ficou um pouco estranha na foto por que não está em um side view "perfeito", como na foto do Turbomeister).

Alguns detalhes que vieram diretamente dos modelos originais são: as caixas de roda bem alargadas para caber as rodas de 20", a linha horizontal dividindo o carro em dois (que fica muito definida no Turbomeister), o logo da BMW na traseira ao lado da placa e não no meio (como nos carros antigos), "turbo"cromado escrito na grade e o grafismo "turbo" ao contrário na base do parachoque (para ser lido pelo retrovisor do carro da frente).

Mas a melhor parte sempre fica para o final: será que a BMW tinha coragem de escrever "mestre do turbo" (Turbomeister, em tradução bem fajuta) em um carro de competição?? Talvez até tivesse, mas nos carros originais o que estava escrito era Jagërmeister!! Isso mesmo, aquela bebida cheia das erva que já te deixou bem bêbado!A Jäger era patrocinadora dos carros na época e criou uma febre de carros laranja correndo por aí.

Porsche 962 Jägermeister

A grande sacada da BMW no conceito foi transformar o Jägermeister (que faria um baita merchandising gratuito) por Turbomeister, fazendo uma grande referência ao propósito principal desses carros conceito: homenagear o turbo!


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!