BMW Motorrad VISION NEXT 100

A BMW apresentou seu último integrante da coleção "THE NEXT 100 YEARS", o BMW Motorrad VISION NEXT 100. Como falamos aqui, essa é uma série de conceitos do grupo BMW para imaginar como serão os veículos das várias marcas do grupo em um futuro distante.

Cada uma das marcas da BMW interpretou como seria o futuro do transporte de acordo com seus valores. Com a Motorrad não foi diferente. Aliás, já falamos do designer que guiou a Motorrad por anos e participou desse projeto, Edgar Heinrich. Não é a primeira vez que falamos de motos no site, mas essa é totalmente diferente de qualquer outra moto que você tenha visto.

Tem muita coisa interessante nesse vídeo, por exemplo: o capacete não é um capacete, o motor não é um motor, a moto se equilibra sozinha!!

 

The Great Escape

Mas calma, vamos por partes: a principal ideia por trás desse projeto era transmitir a pura experiência de pilotar. Essa sensação se torna possível através de uma forte conexão entre o piloto, a moto e o mundo ao redor. O que mantém o usuário e a máquina conectados são os óculos/visor.

E a moto é tão inteligente que se mantém em equilíbrio tanto parada quanto em movimento e o sistema não só avisa quando o piloto deve tomar alguma atitude, como também atua para protegê-lo. Desta forma, equipamentos de proteção como capacetes e luvas não seriam mais necessários.  

O "conjunto de força", apesar de parecer um motor tradicional de combustão interna semelhante aos boxer atuais da Motorrad, na verdade é um motor de "emissão zero". Com a moto parada o motor se "encolhe"; quando em movimento, ele se abre, garantindo maior proteção e eficiência aerodinâmica, de acordo com a BMW.

 

Design

O conceito se baseia em toda a tradição de mais de 90 anos da Motorrad e suas linhas são claramente inspiradas nas primeiras motos da marca. Em especial o modelo R32 de 1923, a primeira Motorrad de todas!

Com a inspiração certa, Edgar Heinrich juntou seu time e foi construir os próximos 100 anos da BMW:

Aqui tem mais alguns sketchs e fotos do desenvolvimento desse conceito. E aí, o que você achou?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!