Bugatti Chiron antes de ser o Bugatti Chiron

O processo de desenvolvimento do design de um veículo é complexo e costuma envolver diversas etapas exaustivas, buscando atingir aquele ponto perfeito entre o que os designers imaginam e o que os engenheiros esperam.

Com o projeto de um carro que custa milhões de dólares e será (possivelmente) o único modelo de uma marca muito tradicional pelos próximos 10 anos não é diferente.

O Chiron foi feito para substituir um ícone que quebrou recordes e marcou a história automotiva. Substituir o Veyron não é tarefa fácil e seu projeto deve ter levado bastante tempo pra sair do papel.

Nos últimos dias, o head de exterior design da Bugatti, o Sasha Selipanov, revelou um pouco mais da história do Chiron: sketches iniciais do modelo!! Além do estilo (o cara sempre foi uma das minhas principais referências de proporção e simplicidade), as imagens dão uma boa ideia do que passava pela cabeça dele logo no início.

Fotos: À esquerda são os sketches iniciais, ao centro os sketches do modelo final.

Desde que o carro foi lançado, eu tinha minhas dúvidas quanto à frente. A proposta inicial encaixa bem com a traseira, com a superfície horizontal "cortando" o carro por dentro e continuando na parte de trás.

O modelo final tenta manter bastante da proposta: faróis escondidos, entradas de ar cortadas, mas principalmente a frente acaba sendo bem menos agressiva do que propuseram anteriormente.

Um detalhe bem legal é a linha da lateral em formato do "E", da assinatura do Ettore Bugatti - marca que vem dos pprimeiros modelos e está até no Veyron. O site da Bugatti tem muitos detalhes e inspirações dos projetos e a gente falou disso nesse post.

Óbvio que um carro desses não é só design. Bastante engenharia por trás faz com que cada detalhe seja pensado. Aqui estão exemplos de como a superefície afeta a aerodinâmica e o aproveitamento do ar em torno do carro. Falamos bastante disso nesse post.

Se quiser conteúdos exclusivos direto no seu email, se inscreve na nossa newsletter aqui embaixo! Além do link das últimas matérias tem algumas surpresas que só quem está cadastrado vai receber!


Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!