Como nascem os Godzillas?

Como nasce um monstro? Melhor: como nasce o Godzilla? Nos filmes foi de uma explosão nuclear, na Nissan foi um pouco diferente. O Nissan GT-R tem uma história bem longa, tem DNA do Skyline (que você provavelmente viu no "Velozes e Furiosos") e um elo bem forte com os GT-R Hakosuka (um dos meus carros preferidos), do vídeo abaixo:

Apesar de eu ser louco por esse carro, hoje o papo vai ser do GT-R mais recente. Nada de Skyline, nada de Hakosuka. Apenas GT-R! A primeira aparição foi no salão de Tokyo em 2001, ainda como um conceito beeem diferente do carro de produção. Em 2005 veio o protótipo, já mais parecido com a versão definitiva, e, finalmente, em 2007, o monstro foi solto pro público. Vamos à análise!

Começando pelo side, olha a diferença!!! Gritante! Os mais óbvios pra mim são: a saída de ar na lateral, a coluna A (que "não aparece" no prótipo, por que o para-brisas e o vidro viraram uma coisa só), a coluna C (que muda de direção) e a superfície do ombro. Repara que essas mudanças "deram certo", tanto que permaneceram no modelo final. O retrovisor foi só aumentando...

Do protótipo pro modelo de produção as diferenças são bem mais sutis: setas laterais na frente e atrás e "maçaneta" da porta. No entanto, uma grande diferença está na parte da frente: as entradas de ar que vinham direto dos faróis! Esse detalhe eu gostei bastante e acho que não devia ter saído... Como era um detalhe bem impactante e que "sobreviveu" à transição de conceito para protótipo, eu chuto que a galera do design queria levar pra produção mas alguma complicação de engenharia ou custo muito alto impediu.

De qualquer forma, algumas outras diferenças aparecem: o detalhe preto no capô se transformou em duas entradas de ar, que continuaram no modelo de produção, com pequeno retoque na posição; o desenho da parte preta no "chão" do para-choque mudou um pouco; e a entrada de ar onde está o logo do GT-R. O desenho do rocker está bem agudo no protótipo, já no de produção está mais largo.

Bastante coisa mudou na traseira: além de reduzir a região preta (que faz a traseira parecer mais alta), a superfície deixou de ser chapada, como estava no conceito. O "jeitão" continuou o mesmo, mas deram uma trabalhada nas superfícies, que estavam um pouco brutas. Para produção, eles tiraram o difusor central, no meio, logo abaixo da placa. Em geral, o conceito era bem mais chapado e vincado que os outros modelos e as mudanças deixaram o carro mais suave.

Quando eu era mais novo eu não prestava muita atenção no GT-R (em geral eu não gostava de vários carros por um simples motivo: eu não entendia!). Ele era meio comum, não parecia um super esportivo agressivão. Mas é justamente isso: a proposta do GT-R é ser um esportivo sóbrio, uma baita obra de engenharia capaz de arrebentar os esportivos agressivões. Se você olhar pra trás, pro Skyline do "Velozes e Furiosos" e pro Hakosuka, você vai ver carros pouco agressivos no design, até bem "sem graça" se compararmos com Lamborghinis e Ferraris, mas é exatamente esse o DNA do GT-R: quase um sleeper.

Se eu fosse escolher, ficaria com o protótipo: nem o conceito, que estava bem cru; nem o de produção, que já sofreu umas interferências "externas". E você? Qual escolheria? Vou dar duas ajudas: algumas imagens aqui embaixo e muitas outras no nosso Pinterest!

Fontes

Fotos: Nissan
Vídeo: Hakosuka Skyline GTR

Tem mais fotos no nosso Pinterest!


Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!