GTZero: O Lamborghini que ninguém viu

No início de 2016, no Salão de Genebra, um conceito foi ofuscado pelas grandes atrações do evento. É difícil competir com Bugatti Chiron, Lamborghini Centenario, Morgan EV3 e muitos outros. Mas achei que o GTZero da Italdesign foi injustiçado.

Fonte: Italdesign

Fonte: Italdesign

Eu gostei do desenho dele, comecei a pesquisar sobre o carro e fui percebendo alguns detalhes: essa curva do teto, esse capô, esse "ombro", essas caixas de roda "cortadas" ... Isso tudo não me é estranho! Já vi isso em algum lugar ...

Fonte: Lamborghini

Fonte: Lamborghini

Óbvio!! O GTzero é um Lamborghini disfarçado! Comecei a investigar essa teoria. Quanto mais eu fui pesquisado, mais evidências iam aparecendo: dá uma olhada no vídeo de apresentação do GTZero. No início do vídeo, o quê que aparece?

Hexágonos! É hexágono pra todo lado nesse vídeo! O polígono mais usado na linguagem recente da ... LAMBORGHINI!! Já reparou no vidro traseiro do GTZero? Um baita ... HEXÁGONO!

Fonte: Italdesign

Fonte: Italdesign

Aí eu comecei a ficar incomodado. Era muita teoria da conspiração! Mas a investigação não podia parar por aí: resolvi comparar o GTZero com os conceitos da Lamborghini que tinham configuração parecida, o Estoque e o Asterion. Basicamente, 4 lugares (o Urus não conta por que é SUV).

Fontes: Lamborghini e Italdesign

MAQUEPORRÉESSA?1?! Eles são beeeem parecidos! Tinha que ter uma explicação! Que mania é essa da Italdesign ficar fazendo Lamborghini sem chamar de Lamborghini?! E aí eu dei de cara com a resposta:

Fonte: Motor Authority

Fonte: Motor Authority

... Filippo Perini, head de design da Lamborghini por 10 anos e responsável por vários modelos, incluindo Aventador e os conceitos Estoque e Asterion que mostramos neste post, assumiu o comando da Italdesign em março, pouco tempo antes do lançamento do GTZero!

Minha teoria estava certa: o carro tem sangue de Lamborghini mesmo! Alguém pode questionar o tempo que levou pra desenvolver o projeto: o carro foi lançado no mesmo mês que o Felippo assumiu na Ital. Ué, não precisa de meses pra desenvolver um conceito?

Sim, precisa, mas lembra que o dono da Lamborghini E da Italdesign é o Grupo Volkswagen AG e vários estúdios das marcas da VW são compartilhados. Inclusive, designers de diferentes marcas podem participar de projetos de outras marcas! Meu chute é que esse projeto estava rolando na Italdesign/VW há bastante tempo e o próprio Felippo já estava envolvido, deixando sua assinatura (e a da Lamborghini) no GTZero.

Exemplo da interação entre as marcas da VW: Sasha Selipanov, designer da Bugatti, participou do projeto do Lamborghini Huracan. Fonte: Behance - Sasha Selipanov

Exemplo da interação entre as marcas da VW: Sasha Selipanov, designer da Bugatti, participou do projeto do Lamborghini Huracan. Fonte: Behance - Sasha Selipanov


Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!