Jaguar Naked Concept

A galera do curso de Transportation Design da IED de São Paulo desenvolveu um projeto em parceria com a Jaguar!! Um dos modelos desenvolvidos foi o conceito Naked, feito pelo grupo de alunos: Tarcisio Nogueira, Thiago Guermandi, Edilio Souza e João Henley. Os 4 fizeram o projeto do sketch aos modelos em clay e 3D, mas vou deixar o Tarcisio contar a história pra gente:


"Vou contar aqui um pouco do que foi esse trabalho para nós, estudantes de pós graduação em transportation design no IED São Paulo - Istituto Europeo di Design.
No começo do segundo ano (2015) não tinhamos uma certeza de parceria para o tcc ainda, até que lá para fevereiro o Fernando Morita - coordernador da pós graduação em transportation design - chega com uma novidade, uma possível parceria com a Jaguar. 
Eis que em Março, César Pieri - Advanced Design Manager da Jaguar - adentra o pátio do IED em um F-Type, rugindo alto! Ali era certeza que a coisa tava ficando séria.

Logo em seguida veio um workshop sobre o DNA de design da Jaguar. Ficamos impressionados com o nível de detalhes, a profundidade com que cada linha é tratada, o esmero para atingir a tensão exata e, ainda, a fabulosa história do Project 7.

Ele nos fez um convite irrecusável: desenvolver um Jaguar super esportivo para o ano de 2035. Foi um sentimento misto de felicidade e peso da responsabilidade. A gente não sabia se agradecia ou se já saia fazendo sketch.
Depois disso entramos de cabeça na pesquisa, para conhecer a marca a fundo, e optamos por um package de motor central traseiro, dois lugares. Vieram centenas de sketches, de quatro cabeças: Edílio Souza, João Henley, Thiago Guermandi e Eu (Tarcisio Nogueira).
Para acompanhar o andamento do projeto fizemos algumas vídeo conferências com o César Pieri e recebemos uma visita no meio do processo. Fechamos o seguinte tema:

E o projeto foi batizado de Jaguar Naked Concept. O conceito era ter uma divisão de estilo no mesmo carro: a frente clean e suave enquanto a traseira é mecânica e mais bruta, unindo esses dois mundos de forma harmônica. Motos naked foram uma grande inspiração. O carro tem a presença de um ser vivo - na verdade, é um avatar.


O interior do carro ficou por conta do Thiago e do João. O conceito era mostrar a parte interna de um corpo mesmo: se no exterior nós temos pele, no interior temos músculos, tendões e ossos. E ao centro uma esfera de luz, representando a alma. Através dessa esfera holográfica que se acessa todos os comandos do carro.

Ao mesmo tempo, a modelagem em clay seguia, sempre guiados pelo mestre Morita. Muita coisa foi resolvida no clay, assim como a traseira foi mudada completamente para ter mais elementos com design e não só com funcionalidade mecânica. Destaque para a suspensão que não utiliza molas metálicas, e sim um elastômero que responde a impulsos elétricos.

Enquanto isso o Edílio dava forma ao carro no 3D. Chegaram a ser feitas duas versões: uma com uma cara mais atual e totalmente racing e a outra foi a versão final, com cara de futuro mesmo, e tecnologia alienígena. As rodas foram modeladas pelo amigo e professor Michel de Santis, que fez um trabalho sensacional. As traseiras não são iguais às dianteiras pois tem um sistema de tração diferenciado.

Quase tudo pronto, fomos organizar nossa viagem pra Inglaterra, para apresentar o trabalho em Coventry, na sede da Jaguar. Devido a complicações de vôo não levamos o modelo. No dia da apresetação não sabiamos exatamente onde seria a apresentação, e fomos levados pelo César Pieri até o estudio de design. A emoção foi nas alturas, mas como se não bastasse fomos assistidos por vários designers, gerentes e até o diretor de design, Ian Callum. Ao final, deu tudo certo, os dois grupos apresetaram bem e as críticas foram positivas!

Saímos de lá com uma vontade de fazer design muito maior do que entramos. A viagem ainda rendeu um belo passeio por Londres e Turim, na Itália, onde fizemos uma segunda apresentação no IED Torino para centenas de estudantes. Mais uma vez, feedback positivo e trocar experiências com alunos estrangeiros foi incrível. Ainda converso com amigos que fiz lá.
Chegando ao Brasil tivemos a apresentação final para professores, amigos e famíliares. Com direito a apresentação do modelo em escala 1:4. Modelo com acabamento finissímo da Amoritz."

Curtiu o trabalho sensacional do grupo?? Tem muito mais nas galerias do projeto e no behance da galera do IED. Parabéns a eles! Que venham muitos projetos de altíssimo nível como esse!


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!