Mercedes-Benz Vision Van: Design de verdade

Como dizia Dieter Rams em seus 10 Princípios do Bom Design: um bom design faz o produto ser útil, um bom design é discreto e honesto. Todas essas características eu consigo enxergar claramente no novo conceito da Mercedes-Benz Vans, o Vision Van.

Sinceramente, na primeira olhada achei interessante mas nada que chamasse muito minha atenção, mas, como sempre, fui pesquisar sobre o projeto e ler sobre o conceito e mudei de ideia na hora. Pra começar, o projeto é bem mais que um carro conceito de uma van, é um novo conceito de negócio: é a Mercedes-Benz mergulhando em um novo nicho.

 

É só uma van, pra que esse drama todo??

 

Percebendo a evolução da era digital, da automação e da robótica, e, junto disso tudo, a necessidade cada vez maior do consumidor ser atendido em menos tempo, a ideia da MB foi juntar os dois mundos e oferecer um serviço de sistemas inteligentes integrados aos veículos.

Nas palavras do próprio diretor da Mercedes-Benz Vans: "Estamos focando nossas atenções para além do veículo (...) Nós oferecemos soluções de transporte para a era digital e transformamos a van em um centro de dados inteligente e interconectado sobre rodas."

 

Lembra quando a Domino's falou que ia entregar pizza com drones ou que a Amazon disse que ia entregar qualquer coisa com drones? A Mercedes-Benz transformou isso em um negócio próprio e vai oferecer o sistema pronto!

 

Beleza, a ideia é boa, mas cadê a van?

 

Imagina uma fábrica no interior a 100 km do centro da cidade. Com a nova van da MB, a empresa coloca os produtos no carro, que vai até a cidade e, chegando lá, as várias entregas saem da van através do drones direto para os clientes. A van gasta menos energia (é elétrica) e o tempo de entrega é reduzido, pois, com vários drones, várias entregas são feitas ao mesmo tempo.

A ideia de usar os drones não é nova (já até mostramos 2 exemplos - Domino's e Amazon) mas um sistema totalmente integrado que passa por toda a cadeia logística não tinha sido criado - ainda. O anúncio da Mercedes vai muito além de mais um conceito futurista, é justamente o oposto: algo bem viável e muito próximo de ser realizado!

 

Tô quase desistindo! Fala do carro!

 

Vamos falar do carro então: bem mais bonito do que as vans atuais, o Vision Van mantém o alto padrão dos carros "Vision" que tem saído por aí. Simples e discreto, até o Daniel Simon elogiou!

Depois do tempo que gastamos entendendo a ideia do projeto, dá uma olhada no Key Sketch dele (o Key Sketch, em geral, é aquele rabisco horroroso que consegue resumir toda a ideia do negócio - nem sempre ele é bonito, costuma aparecer no início do desenvolvimento e é basicamente o que vai guiar o processo - e em geral é raro ver nas imagens oficiais das montadoras):

Repara que esse sketch em particular é bem feinho, bem menos trabalhado que os outros mas ele carrega tanta informação que até a MB resolveu publicar. Aqui cabe uma lição bem importante: sketch serve pra uma única coisa - passar sua mensagem pro mundo. Esse é o objetivo principal de um sketch.

 

Voltanto pro conceito, de todas essas grandes características, o que mais me agrada é a simplicidade: desde o exterior totalmente liso até o interior com apenas um acento unido ao painel.

Pra finalizar, o sistema de carregamento da van já tem mais a ver com o Key Sketch que mostramos:

Eu gostei muito do conceito (acho que ficou bem claro nessa matéria hehehe) e o que me empolgou mais foi ter um porquê bem interessante. Em um dos primeiros posts do site (esse aqui) eu comentei o quanto o porquê é importante e faz toda a diferença em um projeto. Acho que além do design do veículo, o design do businnes que a Mercedes-Benz apresentou tem grandes chances de gerar ótimos frutos. Só esperar pra ver...


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!