MV Agusta F4Z: Quando a Zagato fez uma moto!

A MV Agusta, tradicional fabricante de motos de 3 e 4 cilindros, lançou sua primeira colaboração com a Zagato, especialista em carros de 2 lugares, em uma parceria tão inusitada quanto interessante. A F4Z é a primeira moto feita pela Zagato e o primeiro projeto feito sobre encomenda pela MV Agusta.

A F4Z foi encomendada por um executivo japonês que comprou sua primeira moto na década de 80 e meteu a mão na graxa pra customizar sozinho! Querendo uma moto exclusiva pra aumentar sua coleção, e já tendo alguns (!!) Zagato na garagem, ele procurou o ateliê para desenvolver o projeto.

A moto foi feita com base no modelo mais famoso da MV Agusta, a F4 - uma superesportiva de 4 cilindros e 1100cc - e utiliza materiais nobres como alumínio e fibra de carbono em diversas peças (o que encarece bastante a fabricação), além de ter componentes fabricados sobre medida (como o sistema de exaustão, tanque de combustível e bateria).

Mais do que o design em si, a F4Z tem uma importância maior no cenário atual dessas empresas: como primeira moto feita pela Zagato, ela anuncia a entrada do studio em diferentes ramos que não haviam sido explorados antes pela empresa; e, na MV Agusta, revela a atenção da empresa em explorar novos nichos (veículos exclusivos) que, apesar de custarem muito mais para fabricar e de possuir número mais baixo de unidades, oferece lucros bem maiores.

Com grandes desafios atingindo montadoras de carros e motos, projetos e parcerias como essa podem ser cada vez mais comuns. Bom para a saúde financeiras das empresas, melhor ainda para nós, que vamos ver projetos cada vez mais ousados e inusitados!


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!