Venom GT: O Lotus Elise Anabolizado

Tudo começou lá em 2007, quando a revista "Road & Track" juntou vários pesos pesados das pistas pra descobrir qual carro chegava mais rápido em 200 mph (~322 km/h). A lista incluía: Bugatti Veyron, Lamborghini Murciélago, SLR McLaren, RUF RT 12, Corvette preparado pela Lingenfelter e o Hennessey Venom 1000 Twin Turbo.

Apesar do nível dos rivais, o Viper preparado pela Hennessey venceu a competição, colocando 4 (QUATRO!!!) segundos de diferença pro segundo lugar, o Veyron. Só que a Hennessey queria mais! Pelo carro ter motor dianteiro e tração traseira e como não dava para reduzir muito mais peso, decidiram procurar outra plataforma para o Venom.

Numa brincadeira, surgiu a ideia de colocar o motor Twin Turbo do Venom (Viper) em um Lotus. Fizeram um sketch pra ver como ficava e decidiram seguir em frente. Assim nasceu o monstro devorador de Bugatti que conhecemos até hoje.

Mas vale a pena comparar o design dos dois. Muitas características do Lotus continuam no Venom GT, mesmo após a mudança drástica do motor e da estrutura. Na frente, o capô vira uma peça só. No Lotus dá pra ver a divisão do para-choque. Além de ser uma peça única, o overhang dianteiro ficou bem maior.

Isso fica bem claro no side view. O "bico" do carro ficou bem mais comprido. Na verdade, o carro inteiro cresceu. Só de entre-eixos sã0 50 cm a mais! De comprimento total são quase 90 cm!

Com todo esse aumento no tamanho do carro, "surge" um rocker (que no Lotus era quase um detalhe) no Hennessey - uma superfície que fica bem destacada na parte inferior da lateral, perto da roda traseira.

Na traseira, o destaque é a falta de superfície. Como entra muito ar pra alimentar e esfriar o motor, sai muito ar também e pra isso servem as muitas saídas de ar no Venom.

Como no Hennessey o motor é maior e mais alto, precisaram fechar a cabine.

Alguns detalhes interessantes: o aerofólio, o escapamento, sainda na altura das lanternas e saída de ar na dianteira.

Tem mais fotos no nosso Pinterest!

Fontes

Fotos: Lotus e Hennessey

Já viu esses posts?

Comentários

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!