VW Gol vs Victoria's Secret: Em busca do stance perfeito

Existem dois jeitos bem simples de mudar completamente o visual de um carro e fazer ele parecer bem mais esportivo: rebaixar e botar roda grande. Não é à toa que tem muuuita gente fazendo isso por aí. A grande pergunta é: por que só isso já é suficiente pra transformar o carro?

It's all about stance.

Postura, esse é o segredo do negócio! Pra um carro ser legal, antes de tudo, ele precisa ter postura. E isso envolve muitos detalhes no design do veículo, mas no mundo real deixar ele baixo e largo é o jeito mais eficiente.

Repara nos sketches que você gosta: na grande maioria, o pneu quase não aparece, a roda é gigante e quase não tem distância pro chão. O carro parece estar "sentado na roda". Essa é a expressão que representa um carro com bom stance.

Bugatti Vision Gran Turismo - Sketch do Sasha Selipanov (Fonte: Bugatti)

Mas stance não existe só em car design. Vou usar de exemplo as modelos da Victoria's Secret: elas são extremamente magras e mesmo assim todo mundo baba quando elas vão fazer campanha pra empresa. Por que?

A mesma modelo, (quase) a mesma roupa, qual a diferença? Foi só maquiagem?? Não, né. O rosto dela nem é o foco das fotos. A grande diferença aqui é a postura! Postura muda tudo! Começa a prestar atenção nessas modelos e você vai perceber alguns padrões: posição das pernas, dos braços, o jeito com que elas jogam a barriga muito pra frente e a bunda muito pra trás. Esse detalhe da barriga pra frente e bunda pra trás faz toda a diferença pois destaca a linha das costas, que é exatamente onde nosso olhar "entende" o stance.

Agora que você já viu que stance não está só nos carros, vamos voltar pro design automotivo. Meu grande mentor e amigo Fernando Morita lançou seu último projeto no ano passado e chamou bastante atenção: o Gol Badass tem muitos detalhes doidos, mas hoje o foco vai ser na mudança dramática que eles fizeram na postura do Gol G1.

Apesar das muitas alterações que eles fizeram as mais claras são as rodas e a altura do carro. Repara que as rodas são tão grandes que as caixas de roda são bem maiores: elas chegam a passar a linha na lateral no gol. Compara: no original as caixas de roda nem chegam perto da linha lateral, no Gol Badass a dianteira está quase no capô!!

Óbvio que tem bem mais detalhes legais, mas vai ficar pra outro post. Por hoje o assunto é stance e isso tem sobrando nesse projeto! Só pra deixar bem claro, tem muito carro feio por aí que o dono acha que rodão+rebaixar é suficiente. Não! Não é! Mas é o primeiro passo pra melhorar a postura do carro.

Fontes

Foto (Cabeçalho): Fernando Morita Todas as etapas do projeto do Gol Badass estão lá no site dele!
Sketch Sasha Selipanov: Bugatti
Fotos Victoria's Secret 1: DailyMail
Fotos Victoria's Secret 2: ElleUK
Foto Gol Original: Quatro Rodas
Foto Gol Badass 1: Pedro Ruta Jr no blogauto.com.br
Foto Gol Badass 2: FullPower

Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!