Shokunin: o segredo para ser tornar um car designer

Todos nós temos um sonho. Algo que queremos realizar, uma carreira que queremos seguir. No nosso caso, queremos desenhar carros. Desenhar bem! Trabalhar no estúdio de uma grande montadora, desenhar cada detalhe de um conceito, ver o carro que você desenhou andando por aí. Se é isso que você quer, só existe um jeito de conseguir: shokunin.

Shokunin, em japonês, quer dizer artesão, mas possui um significado muito mais profundo: não é apenas ter habilidade e capacidade técnica, mas também atitude e consciência para fazer sempre o melhor possível.

É uma obrigação material e espiritual!

Eu vi essa expressão no documentário "Jiro dreams of sushi". Ele conta a história de Jiro, um chef japonês com 85 anos de idade que acorda todo dia, vai pro seu restaurante fazer sushi e só sai de noite. Ele faz isso há décadas.

O restaurante do Jiro ganhou 3 estrelas Michellin, título dado apenas aos melhores restaurantes no mundo! Detalhe: o restaurante dele só tem 9 lugares, só aceita reservas feitas com pelo menos 1 mês de antecedência e só serve sushi! Nada mais. Você vai, agenda seu jantar 1 mês antes, chega lá e come o sushi que ele quiser!

A parte legal é agora: pra se tornar aprendiz do Jiro o cara fica 10 anos trabalhando que nem escravo! E no filme eles contam que um grande chef precisa ter 5 características (e o Jiro possui todas elas, óbvio):

  1. Levar o trabalho muito a sério e ser consistente nos resultados
  2. Buscar melhorar suas habilidades sempre
  3. Ser limpo (A analogia que faço pro design é zelar pelo seu espaço e pelo seu trabalho)
  4. Saber a hora certa de fazer as coisas do seu jeito (Saber quando ser cabeça dura)
  5. E o que liga todos os atributos: paixão!

Ele deixa bem claro: dia após dia, o que ele quer é fazer um sushi melhor que o outro. Sempre. Não importa o que aconteça, não importa que tenha quase 90 anos, todo dia fazer melhor que ontem.

O segredo do shokunin é a consistência.

Se você quer ser um designer automotivo ou qualquer outra coisa: ame o que você faz. Faça daquilo um hábito diário. Não tem essa de fim de semana, feriado. Respire seu sonho. Mergulhe na sua paixão.

Hoje você pode desenhar nada, mas se der o primeiro passo e treinar todo dia você vai ver resultado. E quando começar a ver resultado e continuar treinando todo dia, você vai ver que aquele desenho incrível que faziam já não parece tão longe.

Pegue aquele sketch que você acha incrível e desenhe. Desenhe até ficar igual.

Não ficou igual hoje? Amanhã você tenta de novo. E de novo. O papel vai acabar, a caneta vai acabar, mas sua paixão não vai!

No exército eu aprendi: "Quando o corpo não aguenta, a moral é que sustenta!"

Levante a cabeça e faz de novo!

E de novo

E de novo

E de novo

...

Até o dia que você chega lá!

Foto: Ryan McGuire
Vídeo: Jiro Dreams of Sushi - Trailer

Já viu esses posts?


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!