#HUEview: H-POINT

Dando sequência à nossa nova série, hoje vamos falar de um livro extremamente importante para qualquer um interessado em carros. Para ter uma ideia, esse livro é tão completo que é indicado não só para designers mas também para estudantes de engenharia automobilística.

O H-POINT: The Fundamental of Car Design & Packaging já está na sua segunda edição e apresenta um conteúdo muito rico, com muitas imagens, exemplos e processos. Ele foi feito com base nas aulas de Arquitetura Veicular da Art Center College of Design, na Califórnia.

O livro começa contando a história do automóvel e como as mudanças tecnológicas influenciaram o package e a estrutura dos veículos. Já falamos sobre isso nesse post aqui.

De forma mais geral, apresenta os principais componentes de um carro e diferencia desde o micro car até uma pick-up.

O H-POINT vai ainda mais fundo e aborda assuntos como: tamanho e proporção, design interior, powertrain, rodas e pneus, suspensão e chassis. A grande contribuição do livro é oferecer uma ótima fonte de referência para o package! Uma das partes mais importantes de um projeto de design mas que nunca teve uma boa fonte de informação.

O livro foi escrito por dois especialistas: Stuart Macey - professor de Arquitetura Veicular da Art Center - e Geoff Wardle - diretor de Transportation Design, também na Art Center. Mais um excelente livro da Design Studio Press (e é óbvio que a gente vai falar bastante desses caras ainda!). Se quiser comprar, na Amazon custa em torno de 40 dólares e nas livrarias brasileiras deve sair ainda mais caro... Mesmo assim, vale a pena economizar por que esse é obrigatório!


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!