#HUEview: Segredos do Design Automotivo

Esse é um daqueles livros que tem um significado especial para mim. Já frequentei alguns cursos de design automotivo mas na Amoritz foi onde estudei por mais tempo (por 6 meses em 2012). O curso não existe mais, mas o Fernando Morita mantém a essência dele lá na Pós em Transportation Design no IED de São Paulo.

Por ter convivido tão perto do dia a dia da Amoritz ao longo desses 6 meses, grande parte do que escrevo nesse site tem influência direta desses caras. Imagina poder falar do livro que conta um pouquinho da história dessa Fábrica de Sonhos!

 

O livro

Existe o capítulo "Como desenhar", mas esse não é um livro de tutoriais (mas eu enchi o saco do Morita e tem um tutorialzinho lá hahaha). Também existe o capítulo "Como ilustrar", mas também não é um livro de técnicas de desenho ou rendering.

O maior capítulo desse livro é "Como enxergar" e isso explica muita coisa: desenhar, ilustrar, modelar, isso é obrigação de todo car designer, mas de nada adianta saber isso tudo muito bem se você não sabe enxergar. Grandes designers já mostraram que boas ideias não precisam de ilustrações perfeitas para se tornarem realidade.

Além desses 3 capítulos, existem mais 3: um sobre a própria Amoritz, um sobre o primeiro modelo, o LSPS, e o último sobre o famoso DoniRosset. Pincipalmente nesses dois últimos capítulos tem muitas e muitas fotos, anotações, skecthes, modelos em clay e ilustrações iniciais e até finais. Dá para acompanhar no detalhe como cada um desses carros nasceu e chegou às ruas.

Nesse vídeo aqui dá para ter uma noção da primeira versão do LSPS, mas ele sofreu várias alterações depois.

O LSPS, já bem diferente da primeira versão e o modelinho em clay do Doni

Nesse aqui já conta um pouquinho do Doni:

Sou muito suspeito para falar, mas esse livro é sensacional por todos os motivos que já mostramos, mas também por ser totalmente brasileiro. Além de tudo, as ilustrações do Morita e do Müller são espetaculares! E tem um monte de easter eggs para ir caçando!

Se quiser comprar, tem vendendo em várias livrarias (algumas tem um tempinho de espera, mas não é difícil encontrar). Altamente recomendado!!


Comentários:

Quer comentar, reclamar, elogiar ou espernear? Fique à vontade! Mas lembre-se de 2 coisas:

  1. Seja educado! Pense duas vezes antes de enviar alguma coisa: você mostraria esse seu comentário para sua vó? Não?! Então use o bom senso!
  2. Quer fazer propaganda? Os comentários não servem pra isso. Mande um email para nós através do Contato.

Qualquer comentário que não respeite essas duas regrinhas básicas de convivência serão excluídos sem qualquer aviso prévio. De resto: a casa é sua!