Tutorial da Semana #17: Técnica Under-lit by Gary Ragle

Boa parte do segredo de como fazer uma boa ilustração ou um bom rendering (tanto manual quanto digital) é entender como se comportam as luzes e sombras. Sendo capaz de entende-los faz com que sua ilustração fique bem mais coerente e você consiga transmitir o que deseja.

Estando em um nível mais avançado, com bastante domínio de luz e sombra, o próximo passo é começar a mudar as direções da luz e testar seus efeitos. Uma técnica bastante utilizada é a "under-lit" (não consegui pensar numa tradução descente...). Nela, uma fonte de luz bem intensa vem de baixo do carro e isso inverte toda a lógica habitual da ilustração, pois onde costuma estar iluminado vira sombra, e onde costuma ser sombra, passa a ter luz.

O efeito é bem interessante e chama a atenção. Alguns designers usam e abusam dessa técnica e acabam até marcando seu estilo - é o caso do Eugen Enns, por exemplo. O tutorial dessa semana mostra o passo-a-passo de como utilizar o under-lit e você pode conferir o original aqui nesse link.